24.10.2010 - PORTA PORTESE E GIRO POR ROMA
Depois do dia exaustivo de ontem, nós ficamos em casa descansando e... NÃAAAO! Nós acordamos de novo as 7 da manhã, e fomos para a já conhecida de vocês feira Porta Portese. O sensacional mercado de pulgas aonde tudo pode ser encontrado. A gente comprou umas besteirinhas por lá, e vimos um montão de gente diferente, um monte de coisas diferentes, e um monte de pechinchas e produtos contrabandeados! Hahaha, um ótimo programa para o domingo de manhã, adorei!
Então, saindo de mais um programa exaustivo, fomos para casa descansar e... NÃAAAO! Nós fomos encontrar o Daniele (Lembrando que Daniele, Andrea, Simone e todos esses nomes são nomes masculinos aqui na Itália), o professor de italiano do Marcon, que deu aula para ele da outra vez que ele veio para a Itália. Ele estava em Roma com os atuais aluninhos dele e a gente foi lá no meio dos alunos ouvir o que ele tinha para dizer sobre o centro histórico de Roma. O dia estava sensacionalmente lindo, então Roma estava sensacionalmente lotada, cheia de turistas doidões.
Encontramos o Daniele no Pantheon. Claro, a gente nem se animou a passar pela porta, de tão lotado que estava.. aí, ele deu uma dica quente: uma Igrejinha ali perto, que chama Igreja São Luis dos Franceses, e que tem 3 pinturas de caravaggio. Muuuuuito mais legal do que enfrentar o Pantheon lotado, diga-se de passagem.
Dito e feito: ninguém dava nada para a igrejinha, e lá dentro estavam 3 pinturas de Caravaggio: Invocação de São Mateus (1599-1600), A Inspiração de São Mateus (1602) e Martírio de São Mateus. Infelizmente, a gente chegou 10 minutos antes da igreja chegar, aí deu para ficar só um pouquinho, e todas as pessoas que estavam lá, estavam guerreando por uma foto dos quadros, então eu não consegui fazer muita coisa além de ver os quadros. Tirei uma foto da igreja também, que tem detalhes em ouro e é bonitona:
A melhor foto que eu consegui fazer das pinturas |
Igrejinha bacanuda. |
![]() |
Inspiração de São Mateus |
![]() |
Invocação de São Mateus |
![]() |
Martírio de São Mateus |
Depois do Pantheon, nós fomos para a Piazza colonne, que é uma praça que tem uma coluna! Além do óbvio, eu descobri 2 coisas que eu não sabia: essas colunas (eu vi 2 em Roma) são as que deram quase todas as informações que nós sabemos sobre os costumes antigos de Roma, pelos desenhos da coluna. Outra coisa muito doida é que em cima da coluna tem uma estátua do Papa. Como todos sabem, os romanos não acreditavam em Deus, e aí um dos Papas não aceitou isso e resolveu colocar uma estatuazinha em cima de cada coluna pagã de Roma (não sei se o mesmo vale para monumentos pagãos também, à verificar.)
Coluna da praça da coluna! Com a estátua nada a ver em cima.. |
De lá, nós fomos para a via Cavour, aonde tem o comércio caro para os Turistas ricos. De lá fomos para a Piazza Venezia, visitamos o monumento da unificação (eu não sei se é assim que chama, e também não sei a história de Vittorio Emanuele, que é o cara do monumento..), que é uma construção gigantesca do começo do século XX, toda em mármore, e homenageia a Itália unificada.
A construção é muito muito alta, mas para subir até a parte mais alta tem que pagar 7 euros, então eu só vou poder dar para vocês as fotos do lugar mais alto que eu podia chegar sem pagar, uma vez que eu sou pobrinha...
Vamos Itália! |
Nháaaa, que amor. Pena que o cara tá acorrentado, pelo menos ele tem o beijo da gata voadora.. |
De lá, nós ficamos umas 2 horinhas sentados na escada contemplando a cidade, e depois fomos com o professor do Marcon visitar o Foro Romano e o Coliseu, que claro, não entramos pq é mo caro, a gente estava cansadão, e já era fim da tarde. Mas isso rendeu boas fotos do coliseu:
Finalmente, nós voltamos para casa, tomamos banho e morremos e.....SIM! agora sim, fim das energias, eu só quero a minha cama.
Observações não pertinentes:
1- Sobre essa história de nomes masculinos e femininos e tal, nós já vimos um casal Andrea e Andrea, hihihi, muito bom!
2- Os turistas são muito malucões...
3- Na feira Porta Portese, os italianos e imigrantes conseguem ser bem mais doidões que os turistas no centro...