02.11.2010 – primeiro dia de aula!
Hoje eu acordei cedinho para ir para a aula. Isso mesmo, acreditem, eu acordei para ir para a faculdade assistir aula! A disciplina escolida foi “história da arquitetura contemporânera”. Eu achei que fosse ser uma fadonas sensacional, com um professor muito legal que um aluno da faculdade tinha recomendado.
Bom, esqueci que estou na Itália, e o “contemporâneo” deles começa em 1850... enfim, era tudo bem diferente do que eu tinha imaginado. Na aula foram citados nomes como Vitrúvio! Para piorar, entendi 30% do que o professor falou, porque ele falava realmente muito enrolado, tipo o Silvio Macedo bêbado. É, não tinha como, a primeira disciplina que eu queria fazer foi cortada logo de cara. Meleca!
Aí, eu fui almoçar no bandeijão que fica longe da faculdade. Tem que pegar ônibus e tal, mas tudo bem porque eu tinha 3 horas de almoço. Aí eu passei no escritório dos Erasmus, e paguei uma viagem suuuuper legal para Pompéia, Nápoles e Capri, que começa na sexta feira. Bandeijei, fui passear pelo centro da cidade, e depois voltei para a faculdade para a aula da tarde.
A disciplina escolhida foi “laboratório de urbanística”, que é projetão, mas de urbanismo. Tinha tudo para ser demais, tudo o que eu jamais tive na FAU. A aula começou sensacionalmente demais, com um professor apaixonado por urbanismo ( e dessa vez ele falava direito e dava para entender 100% do que ele dizia), falando um montão de coisas legais. Aí, ele abriu o programa da disciplina: nós íamos estudar um pedaço de Roma, em uma escala tipo 1:10000, chegando no máximo em 1:5000. A disciplina era do primeiro ano, e os exercícios eram idiotas. Conclusão: a disciplina era igualzinha a que fizemos sobre Jundiaí, ou seja, eu ia passar muitas e muitas horas pintando mapas inútilmente. Tô fora.
Voltei para casa tristona porque as duas disciplinas que eu tinha escolhido eram uma grande melecona. Agora eu estou na estaca zero, e vou ter que escolher outras disciplinas para fazer. O problema é que, com a greve, muitas disciplinas foram cortadas porque não ia dar tempo para dar o curso, e sobraram disciplinas cocô. Só um milagre para me fazer feliz nesta faculdade. Espero que o milagre aconteça.
03.11.2010 – Segundo dia de aula
Decidi com o Marcon de ir assistir duas aulas hoje, as duas meio que de fadonas. Chegamos cedo na faculdade para ver a primeira aula, e era uma grande meleca. O professor era incrivelmente chato e incrivelmente entediante. O tema até que era legal, da formação das habitações com o tempo (lembrando que estou em Roma, então a habitação em questão naquela aula era uma bem bem bem antiga, lá de 1700 da vida, que para eles é praticamente contemporâneo). Mas eu desisti da disciplina em 15 minutos. Eu assisti a aula até o fim, e levei a maior bronca do Marcon por ter desistido tão facilmente da aula. Porém, eu estava certa, e ele desistiu dela também, porém, mais tarde.
A próxima aula que a gente ia assistir tratava do mesmo assunto, mas falava um pouco mais de lotes do que de residências. A Leti fugiu da aula assustadona porque os alunos da faculdade desenham horrores, com cortes perspectivados de dar medo. Bom, eu estava em outra sala com o Marcon, e nós não vimos esses desenhos, e entramos na sala dela quase 1h depois.
Chegamos bem para a hora do exercício, que era bem legal: desenhar um lote medieval, e estudar um pouco as estruturas usadas nas construções, a entrada de luz e tal. Foi bem difícil entender o exercício porque os professores não eram muito claros e porque nós entramos na sala 1h depois da aula ter começado e perdemos todo o bonde. Mas pelo menos eu voltei feliz para casa, sabendo que pelo menos uma disciplina vai ser legal. Ela parece ser tranqüila, porque depois de cada aula se deve fazer um desenho, e a avaliação da disciplina é a entrega de todos os desenhos. Hum, interessante.
O grande problema é que agora eu vou ir viajar, e vou ficar 15 dias sem ir para a faculdade e vou perder todo o fio da meada. Vou voltar no dia 17 de novembro, sem nem saber quais são as disciplinas que eu vou fazer. Bom, tudo bem, eu sou erasmus (desculpa universal..)
04.11.2010 – Preparação para a grande viagem
Hoje eu não fiz nada de muito interessante. Lavei roupa, cozinhei, arrumei a mala para a viagem. O lema do dia hoje foi descansar e tentar colocar em dia todas as minhas tarefas (inclusive as tarefas do blog, mas não deu muito certo), porque vem aí uma maratona de viagens pela frente, e eu vou ficar longe de casa por um tempão, e tudo vai ficar em standby. Que venha mais uma viagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário